quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Saber liderar as Gerações. Isso é o que realmente importa!


Sem dúvida alguma, as maiores discussões no meio corporativo estão atualmente relacionados ao conflito das gerações, colocando em separado a Geração Y e todas as outras anteriores como preocupadas e aflitas em como lidar com os Y,s.

Acho engraçado a quantidade de vídeos, entrevistas e matérias relacionadas ao assunto em questão quando o desfecho é óbvio. As Gerações X ou Baby Boomers precisam de uma vez por todas relaxar e contratar pessoas de quaisquer gerações que sejam que compreendam e preencham os pré-requisitos para o cargo. O resto é convívio! É aí sim que entra o papel do Gestor que na minha opinião também independe de sua geração pois tudo se aprimora (se assim quiser) para fácil convivência de todos.

Num confronto coloca-se de um lado uns dois Gerações Y que falam de todos os atributos, facilidade de lidar com a tecnologia, com as multi-tarefas e etc... Do outro lado uns dois Gerações X que demonstram seus estudos em que se prova que ser multi-tarefeiro nem sempre é sinal de se fazer várias coisas "bem" ao mesmo tempo, e quando conseguem fazer várias coisas com eficiência a Geração X aponta a falta de experiência dos Y,s e a pouca vivência nos problemas da vida, dia após dia.

O estudo deve ser concentrado nos profissionais que vão monitorar estas gerações misturadas. Isso sim que é importante. Para que eles não percam o foco nos profissionais brilhantes da Geração Y ou até nos profissionais maravilhosos da Geração X que se esforçam e estudam muito para acompanhar as gerações que surgem cada vez mais preparadas para o mercado.

Escrevendo neste exato momento este post, eis que vem do meu quarto, ainda sem saber esse papo de gerações direito, minha filhinha, uma autêntica Geração Alpha, pois nascida em meados de 2009 e agindo da maneira que age não pode pertencer ao final da Geração Z.

E eu digo, baseado nos estudos que tenho feito que as Gerações não levam mais duas décadas para se modificarem, alguns estudos recentes calculam que as Gerações mudam de agora em diante de 07 em 07 anos, não sei precisar isso, acredito até que talvez possa ser um pouco menos, mais algumas pesquisas e análises e poderei ter a confirmação dos estudiosos sobre esta minha leiga teoria, acredito que os saltos se dão de 05 em 05 anos, vamos ver.

Mas voltando a questão, e isto a Geração Y faz muito bem, pois vai e volta dos assuntos de uma maneira a não se perder, o foco DEVE ser no mais alto cargo da empresa, no cargo do líder, pois o autêntico líder não se abate com as dificuldades a frente dos negócios, o verdadeiro líder não discute com as discussões entre os integrantes de duas Gerações, os apoia dentro de suas divergências e os incentiva a compartilhamento de idéias.

Não adianta estudar os comportamentos, entendê-los nas aflições e anseios e não saber coordená-los. Aí está a verdadeira questão, têm-se que saber liderá-los. E não importa a qual Geração este líder pertença...


Nenhum comentário:

Postar um comentário